Jogador que não se vê mais por aí... (Parte 36)

segunda-feira, 17 de maio de 2010

"Algumas pessoas acham que John Terry é um capitão fantástico. Outras pessoas dizem que Patrick Vieira foi um capitão fantástico. Outros ainda dizem que Steven Gerrard é um capitão fantástico. Mas nenhum desses jamais poderá ser tão fantástico quanto foi Roy Keane."   Torcedor Inglês.



Roy Keane foi o capitão da minha infância. Duro, seguro, implacável. O capitão que qualquer um sonharia em ter no seu time do coração. Roy Keane comandou o time inesquecível do Manchester do final da década de 90, que contava entre outras estrelas com: Peter Schmeichel, David Beckham, Gary Neville, Jeep Stam, Yorke e Cole.
Roy Maurice Keane nasceu no dia 10 de agosto de 1971 na cidade de Cork, começou a sua carreira profissional no Cobh Rambles na temporada 89/90. Doze jogos (e um gol) depois o jogador se transferiu para o Nottingham Forest, onde disputou 114 jogos marcando 22 gols.
O auge da carreira veio quando se mudou para o Manchester United, em 1993 e lá se tornou capitão e o recordista de títulos na historia do futebol inglês. Pelos "Diabos Vermelhos" jogou 326 partidas e fez 33 gols.
Na temporada 05/06 se transferiu para o Celtic onde teve uma passagem modesta de 10 jogos e um gol. Foi o autor do gol que deu o título Mundial de Clubes ao Manchester United contra a equipe brasileira do Palmeiras em 1999. Ao contrário do que muitos pensam, Roy e Robbie Keane não são irmãos. Não são sequer da mesma família. Keane chegou à seleção irlandesa em 1991 tornando-se também capitão. Disputou as Copas de 1994 e 2002, sendo que no mundial do Japão/Coréia pediu dispensa por problemas com o técnico. Atualmente Roy Keane segue carreira como treinador.




Keane era um jogador combativo, por vezes violento. Em 2001, no clássico do United contra o Manchester City, realizou uma das jogadas mais sujas já vistas no futebol inglês, ao entrar violentamente no capitão da equipe rival, o norueguês Alf-Inge Håland, que teve de encerrar a carreira devido às conseqüências da lesão. Roy Keane afirmou depois que não estava arrependido, justificando-se como sua vingança por ter lesionado-se em choque com o mesmo Håland na temporada 1997/98. Na época, este jogava no Leeds United e a lesão de Keane, recém-promovido a capitão do Manchester, fez-o perder o resto da temporada - e os Red Devils perderiam o título da Liga Premier para o Arsenal.
Confira nos vídeos abaixo o polêmico lance no clássico inglês e outros episódios que mostram o perfil explosivo do eterno capitão dos diabos vermelhos:




0 comentários: