Jogador que não se vê mais por aí...(Parte 34)

sexta-feira, 25 de setembro de 2009


Cláudio Taffarel tem o maior número de jogos de um goleiro pela seleção brasileira na história, com 101 aparições. Outro triunfo foi também ter jogado as edições das Copas de 90 a 98. Taffarel sofreu 15 gols nos 18 jogos em que defendeu o Brasil nas Copas do Mundo.

Poucos goleiros da história foram tão decisivos quanto Taffarel. Grande pegador de pênaltis, tem como grande feito em seu currículo o êxito na final da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, quando garantiu o tetracampeonato para a seleção brasileira. Da mesma forma, na competição seguinte, Taffarel defendeu duas cobranças na decisão por pênaltis da semifinal contra a Holanda.

Na Europa, ainda é lembrado por ter parado o grande atacante francês Thierry Henry na final da Copa da UEFA do ano 2000. Taffarel era na época goleiro do Galatasaray e esse foi o único título continental de um clube turco até hoje. É considerado o jogador que abriu o mercado europeu para os goleiros brasileiros na Europa.

Em janeiro de 2009 foi eleito pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol) o 10º melhor goleiro da história, em lista que relacionou os maiores nomes da posição desde 1987, superando outros grandes nomes da posição, como Dida, Marcos, Rogério Ceni, Zetti e outros do futebol internacional.



0 comentários: