Jogador que não se vê mais por aí...(Parte 10)

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008


George Manneh Oppong Ousman Weah (Monróvia, Libéria 1 de outubro de 1966) é um político da Libéria e ex-jogador de futebol. Ele concorreu a presidência de seu país em 2005, sendo derrotado por Ellen Johnson-Sirleaf.

Quando o holandês Marco Van Basten abandonou os relvados, o AC Milan perdeu um avançado extraordinário. Alguns anos passaram-se até que outro atacante fosse capaz de entusiasmar os torcedores milanistas. No entanto, quando George Weah chegou ao rubro-negro italiano, em 1995, a saudade que os fãs tinham por Van Basten foi diminuindo. E não era para menos.

Weah foi o grande maestro do Milan na conquista do "scudetto" de 1995. Seus inesquecíveis golos tinham sempre uma marca: o domínio da bola perfeito, a arrancada em velocidade e o remate fatal.

George Weah nasceu na Libéria, onde começou jogando no Young Survivor. De lá foi para o Tonnerre Yaoundé, dos Camarões, e recebeu o apelido de "Oppong" (Super). Depois de dois títulos nacionais foi negociado com o AS Monaco, de França, pelo qual conquistou uma Taça de França.

Em 1992, transferiu-se para o Paris Saint-Germain. Conquistou mais duas Taças de França e um Campeonato Francês, até que, em 1995, foi para o AC Milan. Em Itália, viveu a sua melhor fase: no mesmo ano foi eleito Melhor Jogador da África, ganhou a Bola de Ouro da Europa e foi eleito, pela FIFA, o Melhor Jogador do Mundo na temporada. Herói milanista, mudou-se para Inglaterra. Jogou no Chelsea e, depois, no Manchester City.

Rapaz pobre de um país miserável, Weah não esquece as suas origens. Afirma que seu sonho é tornar-se presidente da Libéria e ajudar as vítimas da guerra civil por meio da Fundação George Weah. Além disso, em 1996 o jogador pagou todas as despesas para que a Selecção da Libéria disputasse a Taça de África.

No início da temporada de 2001, assumiu a condição de técnico da selecção liberiana, ao mesmo tempo em que continuou como atacante do Olympique Marseille. Na sua estreia como treinador, a Libéria derrotou a selecção do Gana por 3-1, fora de casa, pelas eliminatórias da Copa de 2002.

Encerrou a carreira em 2002, após disputar a Copa das Nações Africanas, mas sem disputar a Copa do Mundo.


0 comentários: