Urublog - Texto de Erick Faria.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008


PROJETO RONALDO: NÃO ACREDITE EM DUENDES

Há pelo menos uns quinze anos, o Flamengo passou a construir projetos tão frágeis como aqueles castelos de areia que aprendemos a fazer quando crianças. Baldes e mais baldes de dinheiro foram inutilmente gastos. Muitos “craques” vieram, beijaram a camisa e foram embora sem ultrapassar a arrebentação. Talvez esteja na hora de o clube olhar um pouquinho para o passado e perceber que a história rubro-negra sempre foi escrita por heróis nascidos nas divisões de base. Poucos foram os forasteiros que não se intimidaram e conseguiram ganhar o respeito dos torcedores.

Antes de um projeto Ronaldo, por que não um projeto Ibson? Antes de um projeto Ronaldo, por que não um projeto Adriano? Antes de um projeto Ronaldo, por que não um projeto Renato Abreu? Posso assegurar que os três permanecendo uma ou duas temporadas na Gávea conduziariam o Flamengo a lugares mais distantes do que simplesmente à beira-mar de uma boa jogada de marketing. Sinceramente, é melhor ser campeão do que ter manchetes em jornais, sites, televisões e rádios. O sucesso esportivo também gera recursos financeiros. O sucesso esportivo também duplica o número de torcedores.

Vamos aos exemplos: O Internacional não contratou qualquer medalhão, ganhou tudo e hoje completa o orçamento mensal com 80 mil sócios contribuintes. O São Paulo, nos três últimos anos, investiu em jogadores com senso profissional e objetivos, quando mudou um pouquinho se arrependeu, veja os exemplos do Fabio Santos e do Carlos Alberto. O Adriano, apesar de um ou outro problema, deu resultado, tanto que o tricampeão brasileiro o quer de volta. O próprio Fluminense que nas últimas temporadas buscou nomes e veteranos só conseguiu sucesso quando se voltou para “atletas de futebol” e não apenas “jogadores de bola”.

O Ronaldo pode dar certo no Corinthians? Pode. E tomara que acerte mesmo. Assim um monte de gente chata vai parar de dizer que o nosso futebol está nivelado por baixo, que o campeonato é ruim. Mas o importante para o torcedor do Flamengo é saber que nesse momento contratar o Ronaldo nas atuais condições seria um retrocesso, seria como voltar aos tempos do consumismo sem critério e que trouxeram graves problemas. O que se ganhou com Edmundo, Romário e Sávio? O que se ganhou com Petkovic, Edilson, Denilson, Gamarra, Vampeta e Alex? Ganhou-se dívidas e perdeu-se por conta delas: Juan, Luiz Alberto, Reinaldo, Adriano, Ibson, Júlio Cesar. Todos saíram em troca de duas mariolas e uma bananada. Quanto não poderia ter sido arrecadado se o clube não tivesse com a corda no pescoço? Certamente bem mais do que os oito milhoões de euros pagos no Renato Augusto ( acreditem, a maior venda da história do Flamengo - o Alex Silva, zagueiro, acabou de sair por 12 milhões para o mesmo campeonato alemão ).

O Flamengo tem um bom time que precisa de reforços, claro. Mas antes de tudo, é preciso olhar pra dentro. Não cometer loucuras. Nos últimos anos, o clube teve mais sorte do que juízo quando o rebaixamento bateu na trave três vezes. Os rubro-negros não deveriam ficar chateados pelo Ronaldo. Ele, com todo respeito, não representa nada para o clube. Cabe aos rubro-negros não se iludirem com qualquer projeto oportunista. Atravessar os oceanos atlântico e pacífico não é uma novidade. A rota para o oriente já foi desbravada por um grupo de jogadores-homens que até hoje está aí para ensinar o caminho de volta. Basta ouvir Zico, Júnior, Andrade, Adílio, Leandro e os demais.


Eric Faria

0 comentários: