Os erros de Dunga.

sexta-feira, 2 de julho de 2010



Criticar depois é fácil. Por isso relembro o texto  postado aqui no blog na data de: 17 de maio de 2010.

Os erros de Dunga.
Os resultados do técnico Dunga frente a seleção brasileira são incontestáveis. Campeão da Copa América, Campeão da Copa das Confederações e 1º colocado das Eliminatórias. Irrepreensível.
Porém, algumas críticas são inevitáveis ao analisar essa lista de 23 jogadores que vão para o mundial.

Grafite é um bom atacante. Forte, goleador. Teve boas passagens pelo Santa Cruz, Grêmio e Goiás. Foi campeão Brasileiro, da Libertadores e do Mundial pelo São Paulo. Porém, desculpando a franqueza, não é jogador de seleção, muito menos de Copa do Mundo. Se acontecer de perdermos o Luís Fabiano por alguma lesão ou suspensão, não será esse jogador que resolverá nosso problema. Grafite tem apenas 2 convocações para a seleção. Estaríamos muito mais bem servidos com jogadores como Fred, Tardelli, Kléber, Neymar, e até mesmo o indisciplinado Adriano, que depois de 1 mês de preparação, sem funk e cerveja, chegaria muito bem ao mundial e poderia nos ajudar muito mais.

O Doni é uma piada de mau gosto. Reserva da Roma, nunca deu pra entender muito bem a confiaça do técnico Dunga nesse jogador. Tecnicamente comum, introspectivo e já com os seus 30 anos, esse nome é com certeza um grande equívoco. A injustiça com o excelente Victor do Grêmio foi inexplicável.

Gilberto é um craque. Se tivesse nascido em outro país, com certeza seria ídolo absoluto com 10 e faixa. Técnico, disciplinado, inteligente. Nada contra sua convocação, a não ser pelo fato deste mesmo jogador ter sido ignorado pelo técnico Dunga por 2 anos, e ter sido lembrado somente agora na reta final. Já o desconhecido Michel Bastos, esse sim deve ser agenciado pelo mesmo empresário do goleiro citado acima. Não se pode levar um jogador para uma copa tendo o testado apenas em 3 jogos amistosos. É ridículo. O talentoso Marcelo foi retirado da seleção por ter sido deslocado da lateral para a ala no Real Madrid, mas na lista final vejo dois meias convocados para a lateral esquerda. Onde está a coerência? O que houve com o regular André Santos? Porque não dar chances ao Maxwell? Como um jogador titular do Ajax, da Inter de Mourinho e agora do impressionante Barcelona de Guardiola, não serve para a vaga carente do técnico Dunga ?
Por mais que não faça por merecer a algum tempo, Ronaldinho Gaúcho fará falta no mundial. Não pelo que ele tem feito, mas sim pelo que ele poderia fazer. A copa fica mais pobre sem ele. Triste pensar que um jogador da sua grandeza terminará a carreira com uma copa de 2002 como coadjuvante e uma atuação pífia em 2006. Mancha certa na carreira desse gênio da bola.

Seleção Brasileira com 7 volantes e 1 meia? Chore no túmulo Mestre Telê.

Os cometas passam de tempos em tempos. Todas as teorias estelares não conseguem prever com precisão quando e como virão. Neymar e Ganso são cometas. Incendiaram o futebol brasileiro. Encantaram a todos. São o exemplo mais bruto do que venha a ser o futebol brasileiro. É mágica pura. A presença deles traria uma identificação do torcedor com a seleção que se perdeu a tempos. Maradona foi deixado de fora da Copa de 78 por ter apenas 18 anos. A seleção argentina venceu a copa, o futebol perdeu. Talvez com a presença dele os argentinos não precisariam corromper o mundial para se classificarem. Faltou ao técnico argentino o mesmo que faltou para o técnico Dunga. Coragem, sensibilidade e visão.
 
...

Adicionais:
 
Felipe Melo, você é um moleque. Digno de dó.
Luís Fabiano, essa 9 é pesada pra você. 
Káká, grandes jogadores são feitos em copas do mundo. Você mais uma vez passou em branco. Fica um vazio eterno na sua carreira, medíocre em termos de seleção brasileira.
Robinho, acreditei que essa seria sua copa. Decepção como de costume.
Júlio César, melhor goleiro do mundo, mas falhou quando não poderia falhar. Isso não se apaga.

Correram, lutaram, se dedicaram. Inegável. Mas o Brasil só leva 5 estrelas no peito por conta do nosso talento nato. Talento esse que essa seleção nunca honrou. 
Resta esperar que a geração de Ganso, Neymar, Hernanes, Pato e Tiago Silva não nos decepcione dentro de casa em 2014.

0 comentários: