Os erros de Dunga.

segunda-feira, 17 de maio de 2010


Os resultados do técnico Dunga frente a seleção brasileira são incontestáveis. Campeão da Copa América, Campeão da Copa das Confederações e 1º colocado das Eliminatórias. Irrepreensível.
Porém, algumas críticas são inevitáveis ao analisar essa lista de 23 jogadores que vão para o mundial.

Grafite é um bom atacante. Forte, goleador. Teve boas passagens pelo Santa Cruz, Grêmio e Goiás. Foi campeão Brasileiro, da Libertadores e do Mundial pelo São Paulo. Porém, desculpando a franqueza, não é jogador de seleção, muito menos de Copa do Mundo. Se acontecer de perdermos o Luís Fabiano por alguma lesão ou suspensão, não será esse jogador que resolverá nosso problema. Grafite tem apenas 2 convocações para a seleção. Estaríamos muito mais bem servidos com jogadores como Fred, Tardelli, Kléber, Neymar, e até mesmo o indisciplinado Adriano, que depois de 1 mês de preparação, sem funk e cerveja, chegaria muito bem ao mundial e poderia nos ajudar muito mais.

O Doni é uma piada de mau gosto. Reserva da Roma, nunca deu pra entender muito bem a confiaça do técnico Dunga nesse jogador. Tecnicamente comum, introspectivo e já com os seus 30 anos, esse nome é com certeza um grande equívoco. A injustiça com o excelente Victor do Grêmio foi inexplicável.

Gilberto é um craque. Se tivesse nascido em outro país, com certeza seria ídolo absoluto com 10 e faixa. Técnico, disciplinado, inteligente. Nada contra sua convocação, a não ser pelo fato deste mesmo jogador ter sido ignorado pelo técnico Dunga por 2 anos, e ter sido lembrado somente agora na reta final. Já o desconhecido Michel Bastos, esse sim deve ser agenciado pelo mesmo empresário do goleiro citado acima. Não se pode levar um jogador para uma copa tendo o testado apenas em 3 jogos amistosos. É ridículo. O talentoso Marcelo foi retirado da seleção por ter sido deslocado da lateral para a ala no Real Madrid, mas na lista final vejo dois meias convocados para a lateral esquerda. Onde está a coerência? O que houve com o regular André Santos? Porque não dar chances ao Maxwell? Como um jogador titular do Ajax, da Inter de Mourinho e agora do impressionante Barcelona de Guardiola, não serve para a vaga carente do técnico Dunga ?
Por mais que não faça por merecer a algum tempo, Ronaldinho Gaúcho fará falta no mundial. Não pelo que ele tem feito, mas sim pelo que ele poderia fazer. A copa fica mais pobre sem ele. Triste pensar que um jogador da sua grandeza terminará a carreira com uma copa de 2002 como coadjuvante e uma atuação pífia em 2006. Mancha certa na carreira desse gênio da bola.

Seleção Brasileira com 7 volantes e 1 meia? Chore no túmulo Mestre Telê.

Os cometas passam de tempos em tempos. Todas as teorias estelares não conseguem prever com precisão quando e como virão. Neymar e Ganso são cometas. Incendiaram o futebol brasileiro. Encantaram a todos. São o exemplo mais bruto do que venha a ser o futebol brasileiro. É mágica pura. A presença deles traria uma identificação do torcedor com a seleção que se perdeu a tempos. Maradona foi deixado de fora da Copa de 78 por ter apenas 18 anos. A seleção argentina venceu a copa, o futebol perdeu. Talvez com a presença dele os argentinos não precisariam corromper o mundial para se classificarem. Faltou ao técnico argentino o mesmo que faltou para o técnico Dunga. Coragem, sensibilidade e visão.

0 comentários: