O acerto de Dunga.

sexta-feira, 5 de março de 2010


Ronaldinho é um gênio do futebol. Um dos grandes. Sempre será. Ele alcançou um nível de atuações especialmente quando defendia o Barcelona que dificilmente nossa geração verá outra igual. Porém, todas as vezes que se tratou de seleção brasileira, sua genialidade não foi a mesma. Ronaldinho disputou duas Copas do Mundo como titular e marcou apenas um gol. Foi decisivo nas quartas de final da campanha de 2002, e só. Sua atuação na Copa de 2006 foi patética. Desafio você, caro leitor, a tentar lembrar de pelo menos 4 vezes em que o Ronaldinho foi essencialmente decisivo em um jogo importante pela seleção. Não existe. Crucificar o treinador Dunga por não o levar ao próximo mundial é um erro grotesco. Claro que a nossa imprensa esportiva mediocre, que sempre se baseia no resultado já obtido para fazer seu comentários,  massacrará o treinador caso a seleção não conquiste o Hexa. Sempre se lembrarão da Copa de 2010 como sendo o mundial que perdemos por não ter levado os melhores jogadores. Uma injustiça tremenda na minha opinião, e falo isso 3 meses antes da competição começar. Ganhando ou perdendo, o Dunga terá acertado em confiar no seu grupo. Jogadores como Elano e Júlio Baptista estão longe do nível de Ronaldinho, mas um mundial não se ganha só com craques. Esses jogadores estiveram com Dunga nos momentos mais complicados. Depois da grande crise de 2006, quando ninguém queria servir a seleção e encarar a torcida brasileira, quando Dunga era massacrado por todo o país, foram esses jogadores de menos prestígio que o apoiaram e levaram o Brasil de novo a posição de favorito ao Mundial. Essa seleção do Dunga venceu todos os campeonatos que disputou, além de se classificar com folgas e em primeiro lugar para o mundial.
O único insucesso dessa nova era Dunga, agora como treinador, fora nas Olimpíadas de Pequim, onde justamente a grande esperança era o próprio Ronaldinho Gaúcho, que mais uma vez não jogou nada e foi engolido pela seleção argentina. Dunga deu chances ao R10. Disso ele nunca poderá reclamar.
Como apaixonado por futebol, é triste ver que um jogador do nível de Ronaldinho ficará de fora de um mundial. Mas o fato é que ele mesmo provocou isso.
Parabéns ao rabujento e competente técnico Dunga e boa sorte para nossa seleção na África. 
Do Ronaldinho fica a lembrança das jogadas mágicas dos clubes por onde passou.

0 comentários: